sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Meditação: aprender e praticar

 
  • Por que é importante?
- Preciso muito conseguir esvaziar minha mente e melhorar minha consciência corporal. Passo por momentos de grande tensão e estresse, tenho sintomatologias psicossomáticas, estou mais irritada nos últimos meses, passo o dia e a noite com um sono insaciável e tenho pouca disposição para atividades do dia-a-dia. A meditação pode ser uma boa parceria no processo de mudança de vida e de controle das emoções!

- Uma Mente sã é sinônimo de um Corpo são!

- Cuidar da mente é imprescindível para ter força e energia para a vida presente e para se evitar problemas mentais, emocionais, cognitivos e orgânicos posteriormente!

- Pensamentos negativos, estresse, ansiedade, nervosismo e irritabilidade só atraem mais e mais sensações e sentimentos negativos. Hoje, eu sou uma pessoa MUITO POSITIVA e "alto astral"!

- Encontrar a paz interior, acalmar os pensamentos, relaxar, melhorar o autoconhecimento e conseguir estabilidade emocional são essenciais para uma pessoa de sucesso!


  • Como alcançar?
Como nunca meditei e nem sei bem como se faz, pesquisei em uma série de sites um pouco mais sobre essa prática. Existem vários tipos de meditação. Vou começar experimentando aquelas que penso ser as mais viáveis. O Yoga está entre elas. Sempre ouvi bem sobre praticar Yoga. Experimentar uma aula pode ser uma boa ideia!

  1. Experimentar um tipo de meditação: 4 minutos até o primeiro dia em que conseguir, depois, 7 min, 10 min, 15 min e 20 min. A ideia é se esforçar ao máximo duas vezes ao dia e evoluir na prática, para que se torne mais fácil.
  2. Pesquisar onde há aulas de Yoga em minha cidade, fazer o orçamento e agendar uma aula experimental até dia 27/01/2015
  3. Resumo da prática: escolher um local calmo, sem interrupções, com luz fraca ou indireta (vela) e sentar-se em posição confortável com a coluna ereta (pode-se apoiar a coluna); fechar os olhos e focar na respiração nasal (ins/expiração); pode-se contar de 1 a 10 na expiração e de 10 a 1 na inspiração, sem se concentrar na contagem propriamente dita, para conseguir manter o foco; pensamentos desorganizados e aleatórios surgirão aos montes, não dê espaço à frustração, retome a concentração na respiração. Pode-se usar músicas calmas em baixo volume ou mantras (OM, por exemplo). O objetivo é silenciar a mente.
  4. Pode-se usar os Koans para ativar o estado de meditação. A mente se cansará de procurar sua resposta!
COMECEI:
- Pesquisei sobre Meditação e baixei músicas ideais no celular.

FALTAM:
- Praticar!
- Pesquisar e orçar aulas de Yoga em minha cidade.

ATITUDES IMEDIATAS:
- Iniciar: 02/02/2015 HOJE! (progredir no tempo aos poucos)
- Listar aulas de Yoga e preços, além de agendar aulas experimentais, até dia 10/01

 Vamos que vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário